MMA, UFC, opinião, notícias, artes marciais, vídeos, lutas e fotos

Seringa pra Todos ou pra Nenhum

Image

TRT (Testoterone Replacement Therapy) é um tratamento médico que, simplificadamente, repõe o hormônio responsável pelo ganho de massa muscular, pelo “desempenho” sexual, entre outros efeitos, a testosterona. Normalmente esse é um tratamento aplicado em homens, que por ação natural do envelhecimento ou por algum tipo de doença, tem suas taxas do hormônio reduzidas. OK. Mas e no UFC? Será que repor a testosterona é certo? Até que ponto repor a testosterona é diferente de tomar esteróides?

Image

Dana White, anteriormente, contra a medida, agora, mostra-se a favor, uma vez que é legal e se houver um policiamento com relação ao excesso, segundo palavras do próprio. Recentemente Michael Bisping declarou que “reposição hormonal vai contra as leis da natureza”.

Alguns dos atletas que fazem uso do TRT são Chael Sonnen, Frank Mir, Forrest Griffin e Rich Franklin. Todos para repor testosterona, mas cada um com um propósito. Por exemplo: porquê Chael Sonnen que nunca teve problemas hormonais está fazendo TRT com 35 (jovens) anos de idade? Para quem não sabe, o uso frequente de esteróides, provoca a não produção de testosterona pelo corpo. Atletas mais velhos, mesmo que não tenham estragado seus corpos com esteróides, a ponto de precisarem de TRT, o fazem devido a ação natural do envelhecimento. Por mais desembasado que tenha sido o argumento de Bisping – o quê é natural? Academia e WAY Protein têm na naturaza? Não – o uso de TRT por qualquer razão utilizado por um lutador confere vantagem competitiva, tanto em massa muscular como em agressividade. Todos os lutadores lidam com suas características físicas que não favorecem a vitória (baixo, pouca envergadura, etc), e assim deveria ser com relação à hormônios, fora do octógono, tudo bem, mas dentro, ou libera pra todos, ou pra nenhum.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s