MMA, UFC, opinião, notícias, artes marciais, vídeos, lutas e fotos

Quatro meses de treino e foco no jiu-jítsu – Veja como foi a preparação de Anderson para UFC 148

Apontado como melhor lutador de MMA da atualidade, Anderson Silva fez uma preparação muito forte para enfrentar pela segunda vez Chael Sonnen. Muita gente me pergunta como foi a trajetória da preparação do campeão dos médios, quais os passos em seu treinamento. Pois então hoje vou contar isso.

Conversei com Josuel Distak, que comanda a academia X-Gym, no Rio de Janeiro, onde Anderson Silva fez toda sua preparação, e ele explicou como que foi feito o trabalho para a luta principal do UFC 148, no dia 7 de julho, em Las Vegas.

Antes de dar a palavra ao treinador, um pequeno resumo: foram quatro meses de treino, focado muito mais no jiu-jítsu, por eles acreditarem que a luta vai para o chão. Confira agora mais detalhes desse trabalho.

Quanto durou o treinamento do Anderson para essa luta? Anderson treinou quatro meses para a luta e fez um trabalho de refinamento de chão com o Ramon Lemos, pois é uma luta que acreditamos que vai para o chão de qualquer jeito.

Mas então ele treinou mais jiu-jítsu que o resto? O Anderson está afiando esse quesito de ficar por baixo e tentar finalizar de novo. Se isso acontecer, ele vai estar confortável para isso. E de pé, tudo mundo sabe que o Anderson é um fenômeno. Ele é um talento nato e todo mundo sabe disso. Por cima, o Sonnen não tem nem 1% de chance.

 Explique então como é o calendário de treinos do Anderson. No primeiro mês nós trabalhamos resistência física do lutador, no segundo mês é mais força, no terceiro mês vamos colocando velocidade e no quarto mês é ir lapidando e afiando as técnicas, passamos a trabalhar a estratégia da luta.

E os treinos de lutas, são apenas no final? Não. Sparring ele faz desde o início do treinamento, mas vai intensificando para o final, com um sparring direcionado, com a tática e a técnica da luta, estudando cada vez mais o adversário.

Você que ele acha que ele precisaria ter treinado mais a trocação? Ele focou mais o trabalho de chão, porque na luta em pé ele é um expert, todo mundo sabe o que ele é capaz no muay thai, não precisa provar nada, desde que ele conquistou o cinturão. Então ele treina mais jiu-jítsu para ficar com ele na cabeça.

E ele tem muito problema para tirar peso? Nós trabalhamos com o Anderson entre 7kg e 8kg acima durante a preparação e ele precisa só de duas semanas para tirar esse peso para a luta. Mas é sempre tirando o excesso do peso, não a qualidade.

(Fonte:nagradedomma.blogosfera.uol.com.br )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s