MMA, UFC, opinião, notícias, artes marciais, vídeos, lutas e fotos

Por que Anderson Silva é considerado o melhor lutador no MMA

Anderson Silva ficou bem perto de abandonar o MMA e abrir um lava-jato em Curitiba depois de não conseguir fazer decolar a carreira no Japão, o principal mercado da década passada. ‘Recuperado’ por Rodrigo Minotauro, ele voltou aos ringues e enfim levantou voo. Sofreu ainda algumas turbulências, como os reveses para Ryo Chonan e Yushin Okami, mas, a partir de 2006, o Spider começou uma trajetória que o coloca, para muitos, no topo do esporte. O melhor de todos, seja em que peso for. E muitos números estão a seu favor.

Desde que o UFC comprou o Pride, em 2007, passou a ser indiscutivelmente o maior evento de MMA do mundo. Levou a tiracolo alguns dos melhores atletas do esporte. Mal sabiam seus dirigentes que uma grande estrela fora contratada antes. Anderson Silva deixou, em 2006, o evento Cage Rage, da Inglaterra, onde era campeão dos médios e recordista de defesas de cinturão da categoria (três vezes), para assinar com o UFC. Estreou no Ultimate com uma vitória arrasadora sobre o participante do TUF 1 Chris Leben (nocaute em 49s). E dali já foi disputar o título contra o então campeão Rich Franklin – esse mesmo que derrotou Wanderlei Silva no UFC 147, em Belo Horizonte.

Anderson teve nova apresentação de gala. Venceu Franklin também no primeiro round e também por nocaute. Foram 2m59s de luta. O dia 14 de outubro de 2006 marcou o início do reinado no Spider no UFC. E dura até hoje. Desde então, foram nove defesas de cinturão e 100% de aproveitamento. É o melhor desempenho da história do evento.

Ao todo, são 14 lutas no Ultimate e 14 vitórias. Essa sequência de triunfos também é um recorde que Anderson Silva ostenta no UFC. Royce Gracie é quem mais se aproxima dele, com 11 seguidas. Em duas delas, o Spider se deu ao luxo de subir de categoria e derrotar James Irvin e também o ex-campeão meio-pesado Forrest Griffin.

Nos 14 combates que fez no UFC, Anderson Silva conseguiu nove nocautes. A trocação, aliás, é o carro-chefe do brasileiro. Dono de um estilo único, com ataques e contra-ataques que misturam força e velocidade, o Spider lidera as estatísticas do evento no quesito “golpes significativos”. Ele acerta 68,5% dos socos e chutes com precisão. São mais de 8% de vantagem para o segundo colocado, Cain Velasquez, que tem a marca de 60,2%. Anderson também foi quem mais aplicou knockdowns na história do UFC. Foram 15 ao todo, contra 14 de Chuck Liddell e 11 de Melvin Guillard, que vêm na sequência.

O lado “showman” de Anderson Silva também pode ser medido através dos prêmios que ele ganhou. Três duelos do Spider foram eleitos a “luta da noite”. Ele ainda faturou duas vezes a “finalização da noite” e em três oportunidades o “nocaute da noite”. O primeiro duelo contra Chael Sonnen, em 2010, venceu a eleição de “luta do ano” do “Oscar do MMA”. E, para finalizar, o famoso chute frontal dado em Vitor Belfort, em 2011, foi premiado como “nocaute do ano”.

Aos 37 anos, Anderson vai entrar no octógono do UFC pela 15ª vez, chegarà à 11ª disputa de título e colocará alguns desses recordes em jogo. Poderá Chael Sonnen desbancar o brasileiro? A resposta virá no dia 7 de julho, em Las Vegas (EUA), durante o UFC 148.

Confira algumas marcas de Anderson Silva:

Lutadores com mais vitórias consecutivas no UFC:
Anderson Silva: 14
Royce Gracie: 11
Georges St-Pierre e Júnior Cigano: 9

Lutadores com mais vitórias em disputa de título no UFC:
Anderson Silva: 10
Georges St-Pierre, Matt Hughes e Randy Couture: 9
Tito Ortiz: 6

Lutadores com mais vitórias consecutivas em defesas de título no UFC:
Anderson Silva: 9
Georges St-Pierre: 6
Matt Hughes e Tito Ortiz: 5

Lutadores com melhor aproveitamento nos golpes aplicados no UFC:
Anderson Silva: 68,5%
Cain Velasquez: 60,2%
Evan Tanner: 59%

Lutadores que mais aplicaram knockdowns no UFC:
Anderson Silva: 15
Chuck Liddell: 14
Melvin Guillard: 11

Número de dias como campeão do UFC:
Anderson Silva: 2.085
Georges St-Pierre: 1.532
Jon Jones: 467

(Fonte: sportv.globo.com )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s